Árvore da vida

21/10/2011


A Árvore da Vida é a representação gráfica do nível de consciência humano. Nela estão representados os arquétipos que o ser humano está subordinado.

"É absolutamente impossível dar uma explicação completa dessa figura, porque ela é absolutamente universal, não podendo, portanto, significar o mesmo para esta e aquela pessoa." Aleister Crowley

Cada Esfera é chamada de Sephirah (no plural Sephiroth). Estas são as dez emanações de Ain Soph (o princípio que permanece não manifestado e é incompreensível à inteligência humana, o que chamamos comumente de Deus).
Elas se dividem nos Quatro Mundos:
Mundo Arquetípico - Kether, Hochma e Binah
Mundo Criativo - Chesed, Geburah e Tiferet
Mundo Formativo - Netzach, Hod e Yesod
Mundo Material - Malkuth

Clique nos nomes das esferas para ter uma explicação detalhada de cada uma.

Arquétipos e Deuses: Amor e Ódio
Arquétipos são as tendências estruturais invisíveis dos símbolos. O Arquétipo é quem cria os deuses. Mas como funciona?
Bem, é assim: existe um Arquétipo Universal, por exemplo, da Grande Mãe, algo sem forma, sem mito, que está presente no inconsciente coletivo da humanidade, e que fará qualquer povo de qualquer lugar criar uma forma de deusa ou figura similar para representá-la. Os católicos a chamam Maria, os xamãs andinos de Pacha Mamma, os egípcios de Ísis, os pagãos de Deusa.
Se deixarem de acreditar em um Deus, ele desaparece. No entanto, esse arquétipo será ocupado em outra mitologia, por algum outro conceito substituto.

1 comentários:

Unknown disse...

Alguém conhece algum estudo realizado sobre a relação das Deusas Pagãs com os Sephiroth?

Enviar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB