A Deusa na Wicca

15/08/2010

Quem é a Deusa?


  A Deusa foi a primeira divindade cultuada pelo Homem  pré-histórico. inúmeras imagens encontradas em vários lugares  históricos e arqueológicos por todo o mundo mostram e confirmam a existência de culto ao divino Feminino e à Natureza. Assim a mãe terra tornou-se o primeiro contacto do homem com o divino.
  A Mãe Primordial, que teria criado tudo e todos, até seu próprio complemento masculino, está na base filosófica e fundamental de todas as Religiões mitologias Antigas.
 
Na compreensão humana primitiva a Mãe precedeu o nascimento do Pai. Percebemos isto em todos os mitos sagrados anteriores ao patriarcado e quanto mais antigos são estes mitos, mais isso se confirma.
  
O Culto à Deusa remonta a Era de Touro(4000 a.C. à 2000 a.C.), época em que o respeito ao feminino e ao culto aos mistérios da vida e procriação estavam em seu apogeu. Na Era de Touro o culto a Deusa teve seu apogeu, porém ele é muito mais antigo e suas origens são muito mais remotas, pois pesquisas realizadas recentemente por arqueólogos norte-americanos apontam que o culto matriarcal e à Deusa datam de mais ou menos 500.000 a.C.. Isto foi comprovado através de testes feitos com o carbono 14 em alguns objetos ritualísticos com desenhos de Deusas encontrados em sítios arqueológicos, que constatam suas origens no Paleolítico Inferior.
   No final da Idade de Bronze (5000 à 2000 a.C.) também encontramos muitos indícios de culto à Deusa Mãe. Descobertas feitas por toda Europa, África, Escandinávia e diversas outras localidade, comprovam isso. Inúmeras estatuetas femininas esculpidas em marfim, barro, argila e pedra representando mulheres com seios e ventres grandes (Vênus de Willendorf) foram descobertas nas proximidades de lugares sagrados e sepulturas, o que simboliza algo respeitável e religioso.
   Nas Eras que antecederam a agricultura, quando os homens viviam da caça e pesca, as mulheres eram a base do lar, das artes, arquitetura e também eram as transmissoras da cultura ancestral e religiosas. Enquanto os homens saiam para caçar, as mulheres realizavam os ritos sagrados para que a caça fosse bem sucedida e para que eles pudessem retornar em segurança. Elas eram as Grandes Sacerdotisas, Xamãs, curandeiras, parteiras e mantenedoras dos ritos e mistérios religiosos da Tribo. Homens e crianças dependiam de seus cuidados e conhecimentos, por isso eram veneradas e reconhecidas como Guardiãs dos Mistérios da Vida.
   Mais tarde quando os povos indo-europeus se converteram em tribos conquistadoras e guerreiras e se expandiram em busca de melhores temperaturas, o culto ao Deus (O Sol) suplantou o culto à Deusa. Pouco a pouco instaurou-se o culto ao Sol com a chegada da Era de Áries (2000 a 0 a.C.) e nasceu assim o patriarcalismo. Até o início da Era de Peixes, Deusa e Deus eram cultuados juntos e seus cultos eram interligados, tolerantes entre si e estavam em perfeito equilíbrio.
  A partir de 330 d.C. (quando o Catolicismo foi estabelecido como Religião Oficial) o culto à Deusa começou a declinar e aos poucos o Cristianismo foi irrompendo toda Europa e se converteu como a Religião da moda de Reis e Rainhas. Porém as pessoas comuns, os servos e servas, jamais abandonaram a Religião Antiga. O povo do campo ou os pagãos (paganus= povo do campo), devido ao seu contato direto com a natureza seguiram fiéis ao Paganismo e foi através deles que a Bruxaria passou de geração em geração e chegou até nós na atualidade, através de Gardner. São das origens primitivas do neolítico e paleolítico surgiram todas as formas de magia e Religião, inclusive e principalmente a Wicca.
  A Deusa acima de tudo  é conhecida e cultuada pelos Wiccans como a mãe de todas as coisas, Ela é a terra que nos dá a luz  e nos sustenta, e nos recebe de novo na altura em que morremos. É a fonte da fertilidade e da abundância apesar de representar a grande mãe que alimenta e que cuida, ela também representa a morte.
Os símbolos da Deusa são a Lua, o cálice, o caldeirão, a corujas, as flores, as vacas, a prata, as conchas e pérolas. A Deusa é cultuada como mãe terra, representando a plenitude na terra, sua sacralidade. Sobre a terra existimos e ao fazê-lo, estamos pisando o corpo dela,  A Deusa é a terra que pisamos, nossos irmãos animais e plantas , a água que bebemos, o ar que respiramos, o fogo dos vulcões, os rios, o meu corpo, o seu corpo.. enfim, a Deusa está em todas as coisas, da Deusa é todas as coisas.








As Três faces da Deusa:
  •  A Deusa como a donzela é representada pela cor branca e significa os inícios, tudo aquilo que se vai crescer, o apogeu da juventude, as sementes plantadas que começam a germinar, a primavera, os animais no cio e seu acasalamento. ela é a virgem independente e auto-suficiente.
  •  Como Mãe a Deusa está em sua plenitude, sua cor é o vermelho, sua época é o verão, significa abundância, proteção, procriação, nutrição, as espigas maduras, a prosperidade, a idade adulta. Ela é a senhora da vida.
  •  Como Anciã que é a mulher sábia aquela que atingiu a Menopausa e não mais verte seu sangue, tornando-se assim mais poderosa por isso. simboliza a paciência, a sabedoria, a velhiçe, o anoiteçer, a cor preta. A anciã também é a Deusa em sua face negra da ceifeira, a Senhora da morte.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB