O Tarô

15/08/2010

Clique na imagem para ve-la em tamanho maior.
O Tarô é um baralho com 78 cartas, chamadas Arcanos , que se subdividem em 2 grupos : Arcanos Maiores e Arcanos Menores. 
Nos Arcanos Maiores temos 22 cartas sendo estas:


    1.                  O Mago
    2.                  A Sacerdotisa
    3.                  A Imperatriz
    4.                  O Imperador
    5.                  O Hierofante
    6.                  Os Enamorados
    7.                  O Carro
    8.                  A Justiça
    9.                  O Eremita
    10.              A Roda da Fortuna
    11.              A Força
    12.              O Pendurado
    13.              A Morte
    14.              A Temperança
    15.              O Diabo
    16.              A Torre
17.              A Estrela
    18.              A Lua
    19.              O Sol
    20.              O Julgamento
     1.                O Mundo
    Arcano 0 - O louco



e nos Arcanos Menoresnaturalmente , 56 cartas separadas em 4 naipes, sendo estas: ouros, espadas, copas e paus.  . 
  Existem hoje uma infinidade de Tarôs, o que significa que muitos estudiosos, magistas e desenhistas criaram variedades de figuras, cores e formas baseadas em um único tipo de Tarô (O Tarô Clássico) fato esse que nos possibilita uma opção maior na hora de escolher o Tarô que queremos jogar. Vale lembrar que dentro dessas novas opções existem baralhos com alteração no número de cartas, não sendo portanto o Tarô tradicional que advém do original mas sim cartas com um sistema próprio, pois aquele a que chamamos Tarô necessariamente deve ter 78 cartas- nem uma a mais nem menos. fora isso, a diversidade de nomes e ilustrações fica por conta da preferência do tarólogo. Por isso, para quem se interessar aprender vale dizer que quando aprendemos a jogar um Tarô podemos utilizar qualquer outro.
Sua origem, quem o criou e de que forma o fez é ainda hoje um mistério a  muitos pesquisadores que buscaram a exatidão desses dados mas sem muito sucesso, pois tudo o que temos são datas aproximadas.O primeiro registro data do século XIII .Temos a Europa como o lugar mais provável de ter sido visto pela primeira vez. A partir dessa época, foi disseminado como jogo e ensinamento pelo mundo todo, sendo reconhecido por estudiosos como um Livro Sagrado, cujas páginas vêm soltas, para busca de aprofundamento e conhecimento.
Apesar de ser chamado de Oráculo, o Tarô é um jogo. Não se trata de uma conexão direta com Deus ou um instrumento dos Deuses manipulado por seres humanos , e sim de um baralho que possui os quatro naipes (ouros, copas, espadas e paus) e mais 22 lâminas, citadas anteriormente. Foi criado pelo homem ( e para o homem). Sua função é , entre tantas coisas, transmitir informações e conhecimentos através de suas imagens. Qual a diferença entre um baralho comum e o Tarô? A princípio podemos dizer que o baralho comum possui todos os naipes e a corte ( rei, rainha e valete); o Tarô possui os naipes, a corte- com acréscimo de mais uma carta, a princesa ou pagem- acrescentadas aos Arcanos Maiores. Ou seja, temos 26 cartas a mais nos Arcanos Menores, contando-se que temos nelas desenhos, imagens, figuras e formas variadas( na maioria dos Tarôs), com diversas cores e informações para auxiliar a interpretação dos símbolos, a intuição e a imaginação criativa. É uma verdadeira chave para a visualização. Cada carta tem uma filosofia, uma mensagem e a combinação delas a cada jogo é rica e diferente.



Para você que está começando a estudar o tarô  agora. Faça Aqui! o Download do livro Tarô dicionário e compêndio.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB